Defesa Civil Municipal realiza mapeamento de área de risco no Setor Morada do Sol I
Tocantins 24h
Foto: Antônio Gonçalves
A Defesa Civil Municipal realizou na tarde de segunda-feira, 17, o mapeamento de área de risco no Setor Morada do Sol I, no conjunto habitacional Belo do Vale. A ação faz parte de uma série de etapas de avaliação do trabalho em campo realizado pelo órgão, para coleta de dados sobre áreas de risco.
Da Redação

De acordo com Iranilto Sales, a Capital foi inserida no programa Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que contemplou três capitais, Florianópolis, Palmas e Vitória. "Essas capitais  receberão apoio técnico e financeiro para estimular o desenvolvimento urbano sustentável, a partir de um diagnóstico que compreende temas relacionadas a meio ambiente e mudanças climáticas, desenvolvimento urbano, governabilidade e gestão fiscal, com o apoio da Caixa Econômica Federal", ressaltou.

Mais impactadas
Os servidores da Defesa Civil Municipal se dividiram em  equipes, para fazerem a medição da distância da  área de risco em relação às residências, e ao mesmo tempo aplicarem o  questionário socioeconômico,  em áreas de possíveis alagamentos e inundações, próximo ao Córrego Cipó.

Moradora há três anos do local, Edisangela Lima Acyer diz que o maior problema é a falta de conscientização da comunidade sobre a limpeza. “Tinha muito lixo jogado no Córrego Cipó o que causava muitas inundações”, disse.

Ainda de acordo com Edisangela, o problema foi amenizado depois que a Prefeitura de Palmas e a empresa responsável pelo conjunto habitacional fizeram a limpeza nas margens do córrego.

De acordo com o Chefe de Divisão de Gestão de Risco, o arquiteto Venicius Rocha, o mapeamento serve para dimensionar quais áreas são mais impactadas. “Com o mapeamento é possível discutir medidas mitigadoras nessas áreas de risco”, disse.

O  mapeamento de área de risco deve estender ate o mês de dezembro. “O trabalho   deverá acontecer  em outras regiões,  como Setor Bela Vista, e na quadra 1.306 Sul”, ressaltou Rocha.

Comentários

Deixe aqui sua opinião e comentários sobre essa matéria.

Postagem Anterior Próxima Postagem

POLÍCIA

meio ambiente