Vereador André Cavalari apresenta anteprojeto para implantação de Telemedicina em Dianópolis
Tocantins 24h

 

A indicação acompanhada do anteprojeto para implantação da telemedicina no município de Dianópolis foi aprovada na sessão desta quarta-feira, 16. O anteprojeto será encaminhado ao Executivo para análise.

Por Carlos Furtado/Tocantins 24h

Com a Telemedicina a população poderá realizar consultas à distância. Essa medida é fundamental para proteger o munícipe dianopolino durante o atual momento crítico da pandemia da Covid-19, sem afetar o atendimento em saúde. O anteprojeto foi apresentado pelos vereadores André Cavalari (Patriota) e Gena Ferreira (Patriota).

"Nesse momento de pandemia onde é necessário o distanciamento, a telemedicina protege o cidadão e os profissionais de saúde. Irá diminuir a necessidade de atendimentos presenciais, evitando aglomerações, viagens a outros municípios e a propagação da COVID-19", destacou  André Cavalari.

Outro problema que passa o município é a falta de médicos. Por mais que as sucessivas administrações tentem a contratação de profissionais esbarram sempre na questão salarial.


LEIA TAMBÉM:
  Faltam 70 medicamentos na UPA de Palmas


"A falta de médicos em nossa cidade é um gargalo que deverá ser resolvido com a telemedicina, já que com o atendimento virtual poderemos ser atendidos por profissionais em outras cidades, e em várias especialidades, o que hoje não temos em Dianópolis", aponta André Cavalari.

Outro fator decisivo para a implantação é relacionado aos idosos que não precisarão mais se deslocar, podendo fazerem suas consultas, diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças, lesões e outras condições médicas. Como também  a população carcerária. Tudo isso realizado à distância, ou seja, médico e paciente não precisam estar em contato físico.

"O deslocamentos dos idosos, filas de madrugada para pegar senha de atendimento, tudo isso será passado. Podemos  colocar Dianópolis no caminho do desenvolvimento, utilizando as tecnologias disponíveis em benefício da nossa população", ressaltou o vereador.

Governo do Tocantins

Em maio o Governo do Tocantins lançou o Programa "TO Saúde", possibilitando aos pacientes do Tocantins, serem atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através de consultas médicas on-line. O Tocantins é o primeiro estado da região norte do país a lançar um programa de consultas pela internet.

"A plataforma digital vem consolidar a telemedicina como um padrão de atendimento, com redução de tempo, principalmente naqueles locais de difícil acesso, a diminuição de transporte, muitas vezes as pessoas têm que se deslocar no estado, com mil quilômetros de ponta a ponta para vir buscar consulta. E, acima de tudo, nesse momento de pandemia, quando nós estamos com consultas ambulatoriais e eletivas suspensas por determinação do Ministério da Saúde, pelo risco de infecção hospitalar", argumentou o secretário estadual de saúde Edgar Tollini.


Comentários

Deixe aqui sua opinião e comentários sobre essa matéria.

Postagem Anterior Próxima Postagem

POLÍCIA

meio ambiente