A CPI foi Instalada no Senado para investigar ações e omissões do governo no enfrentamento da pandemia. Ampliada para investigar repasses de recursos para governadores e prefeitos.
Por Carlos Furtado
Independente do negaconismo do Governo Federal, a investigação da aplicação do dinheiro para combater a pandemia poderá trazer revelações sobre o quê fez, governadores e prefeitos, com as verbas recebidas, mas principalmente, quanto pagou por insumos e equipamentos comprados. Bolsonaro em pronunciamento, na quarta-feira, 28, acusou "gestores de roubar verbas públicas". Agora com a CPI poderemos saber quem?
"Eu dei dinheiro para os caras. No total, foram mais de R$ 700 bilhões. Auxílio emergencial no meio. Muitos desviaram dinheiro, roubaram", declarou o presidente Jair Bolsonaro.
LEIA TAMBÉM: Omar Aziz, cotado para presidir a CPI da Covid, critica apoiadores da cloroquina
A CPI poderá escancarar para os brasileiros a voracidade por dinheiro público de muitos políticos (governadores e prefeitos). Ou seja, a conhecida corrupção enraizada no sistema político brasileiro, que teve como consequência milhares de mortes.
Há um ano vemos denúncias de superfaturamento em compras realizadas, por prefeitos e governadores, para o cambate à pandemia, agora isso poderá ser comprovado, ou não.
Para mim essa investigação é o mais importante nessa comissão, apuração de eventuais fraudes no repasse de recursos da União aos entes federativos voltado ao combate à pandemia.
O resto é política eleitoral.