Foto: Valério Zelaya |
Da Redação
“Avançamos positivamente graças uma equipe de profissionais competentes. Conseguimos recursos junto ao Governo Federal para o grande projeto que irá revolucionar a mobilidade da Capital do Tocantins, o BRT”, enfatizou o prefeito.
O superintendente da Caixa, Vanderir Ferreira, elogiou a gestão e destacou várias parcerias da Prefeitura junto ao Governo Federal, a exemplo do Programa Minha Casa Minha Vida. “Estamos assinando um dos maiores contratos de mobilidade urbana do Tocantins”, disse.
O Bus Rapid Transit (BRT) é um modelo inspirado em grandes exemplos de obras de transporte coletivo adaptado à realidade e capacidade de Palmas, devendo facilitar a mobilidade urbana, contribuir com a organização dos espaços urbanos e ser um propulsor de desenvolvimento econômico. O BRT deverá promover também melhorias em segmentos como saúde, educação, habitação, e economia, tendo o transporte público multimodal como eixo de desenvolvimento.
O projeto contará com a implantação de um eixo de 30 Km de extensão partindo da Região Norte, do Setor Santo Amaro, atravessando todo plano diretor e se dividindo em duas outras linhas, uma para Taquaralto e outra para Jardim Taquari. O canteiro central da Avenida Theotônio Segurado será a base da via e as pistas de tráfego de veículo serão mantidas.
No canteiro central circularão os ônibus rápidos com energia limpa e ainda quase 17 Km de ciclovia, 8,5 km de calçadas, sete pontes e viadutos, sendo quatro exclusivos para tráfego de coletivo urbano.
Estações e Terminais
Toda via será dividida em sete eixos de estações multimodais com trincheiras com passagens em desnível e outras duas em nível. Estes espaços serão equipados com rampas, calçadas, bicicletários, paisagismo, serviços públicos, painéis de sinalização com informações de tempo de espera, catracas envidraçadas e banheiros. Elas sempre estarão localizadas nos cruzamentos leste oeste.
Serão implantados ainda dois grandes terminais urbanos sendo que um deles substituirá a Estação Javaé em Taquaralto e ainda mais 28 estações de passagens. Este eixo será abastecido por rotas alimentadoras, ou seja, ônibus que percorrerão quadras e bairros aproximando os passageiros ao BRT sem a necessidade de pagar outra passagem.
Na altura da Ulbra, o trajeto do BRT será desviado para esquerda por meio de um viaduto, passando pela futura Vila Olímpica, chegando na Avenida NS 10, onde uma ponte será construída sobre o braço do lago para dar acesso ao Setor Bertaville de onde a pista segue pelo Jardim Aureny III e Jardim Taquari. (Márcio Greick, Samara Martins e Wédila Jacome)