Da Redação
Em segundo lugar está acandidata a reeleição, Luana Ribeiro (PR). Na terceira colocação está Jaime Café (PSDB), Mauro Carlesse (PTB) vem em quarto e o deputado estadual Eli Borges (PROS) aparece na quinta colocação. Não quiseram ou não souberam responder 54%.
Pode-se creditar aos programas no rádio e na TV e também à abertura de comitês políticos nas principais cidades do Estado a evolução na pesquisa para as proporcionais, que sofreram sensível alteração em relação à rodada do último dia 8 de agosto. O número de indecisos continua alto, o que se torna campo aberto para o trabalho dos candidatos.
Já entre os estaduais, após intensificar sua campanha, que propõe um “novo começo” aliado a sua longa experiência, Eduardo Siqueira saltou da sétima para a primeira colocação. A lista demonstra crescimento geral entre os candidatos governistas, com Luana, Café e Carlesse entre os mais lembrados pelo eleitor.
Stylo ouviu 1.100 eleitores de 20 municípios
A pesquisa realizada pelo Instituto Stylo mostra o que os tocantinenses vêm sentindo em relação aos candidatos das eleições 2014. A pesquisa, registrada no TRE-TO com o protocolo TO-00018/2014, teve a intenção de identificar das formas espontânea e estimulada a aceitação e a rejeição dos candidatos postulantes aos cargos eletivos, ou seja, os concorrentes aos cargos de governador, senador, deputado estadual e deputado federal.
Durante o período de 22 a 29 de agosto foram entrevistadas 1.100 pessoas em 20 municípios de norte a sul do Tocantins. Os questionários foram divididos pelas zonas urbanas e rurais de cidades das regiões Norte, Central, Sudeste e Sul.
A região Norte é composta pelos municípios de Araguaína, Colinas do Tocantins, Araguatins, Tocantinópolis e Augustinópolis. Já na região Central estão as cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Guaraí, Cristalândia, Lagoa da Confusão, Pium, Miracema do Tocantins e Miranorte. No Sudeste estão Natividade e Arraias e no Sul, Gurupi, Peixe, Figueirópolis e Alvorada.
O número de entrevistas realizado em cada região levou em consideração a proporção do tamanho da população residente recenseada em cada um dos municípios, tendo por base o Censo Populacional de 2010 realizado pelo IBGE. A margem de erro da pesquisa é de 3%, para mais ou para menos. O índice de confiabilidade da pesquisa é de 97%.
Vale lembrar que este foi o mesmo número de entrevistados abordados pela pesquisa CNT para Presente da República nesta semana, distribuídos em 134 municípios brasileiros, o que comprova a confiabilidade da pesquisa dentro do sistema de amostragem do Instituto tocantinense.
Clique aqui e leiam sobre o resultado para governador.
Fonte: Portal STYLO