Soja tocantinense alcança dois milhões de toneladas, aponta dados da Conab
Tocantins 24h
Estado deve ultrapassar dois milhões de toneladas da
oleaginosa na safra 2013/2014, os
dados são do nono levantamento da Conab
Foto:  Madson Maranhão / Seagro 
Um novo marco é conquistado na produção de soja no Tocantins. O Estado deve ultrapassar dois milhões de toneladas da oleaginosa na safra 2013/2014. Os dados são do nono levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que aponta uma estimativa de crescimento de 37,4% na produção de soja, alcançando 2,11 milhões de toneladas, contra 1.536,44 milhão de toneladas na safra 2012/2013.
Elmiro de Deus - Ascom/Seagro

Na safra atual, a área plantada de soja também cresceu de 549 mil hectares para 741,07 mil hectares, um aumento de 34,8%, em relação à safra passada. Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Genebaldo Barbosa, esse crescimento da produção de soja é gradativo. “Se esta estimativa de crescimento permanecer nas próximas duas safras, a produção no Tocantins poderá alcançar os quatro milhões de toneladas de soja”, estimou.

A produção de milho é outro grão em crescimento e confirmado na estimativa da Conab. Na safra anterior teve uma área plantada de 96,23 mil hectares, saltando para 151,02 mil hectares, um crescimento de 58% na safra 2013/2014. A produção cresceu de 448 mil toneladas para 694,38 mil toneladas de milho.

Para o secretário da Agricultura e Pecuária (Seagro), Júnior Marzola, esses números expressivos são decorrentes de fatores atraentes para a produção de grãos no Tocantins. “O Tocantins é privilegiado em diversos aspectos relacionados a clima favorável, chuvas definidas, logística estruturada para os principais portos e solos apropriados para o cultivo de grãos”, disse, acrescentando que os produtores do Estado estão se estruturando para aumentar a capacidade de armazenamento dos grãos.

Dados

Na Região Norte, o Tocantins ocupa o primeiro lugar na produção de soja e a 8ª posição em relação aos outros estados do País.

Comentários

Deixe aqui sua opinião e comentários sobre essa matéria.

Postagem Anterior Próxima Postagem

POLÍCIA

meio ambiente