O governo do Estado quer tornar o turismo do Tocantins um segmento de sucesso e está empenhado em dar condições aos empreendedores turísticos para que trabalhem apoiados institucionalmente. Para isso, foi criada a linha de crédito Fomento Turismo, que através dos parceiros Agência de Fomento e Agência de Desenvolvimento Turístico (Adtur), vem realizando reuniões em municípios do Estado, como Gurupi, Lagoa da Confusão, Dianópolis e Paranã.
Por Olga Cavalcante/Adtur
O próximo passo será lançar o financiamento na região Central. A linha de crédito Agora Você Faz Mais disponibiliza de 5 a 500 mil reais para ampliar, estruturar e equipar negócios dos prestadores de serviços turísticos, como hotéis, restaurantes, agências de turismo, e também micro e pequenas empresas. É possível financiar investimento fixo em máquinas, equipamentos, móveis, melhorias nas instalações e capital de giro associado ou isolado. Já estão prospectados 3 milhões de reais na Agência de Fomento e concluídas operações de crédito no valor de 725 mil, atendendo o setor hoteleiro e taxistas.
Em Paranã, o coordenador de Cadastro e Análise de Crédito da Agência de Fomento, Alexandre Ramos Ferreira, inovou em sua estratégia para captar interessados e abriu lista com as informações pessoais dos pretendentes, para que os técnicos daquele órgão entrem em contato, facilitando o repasse de informações. O diretor de Planejamento do Prodivino, Jander Teles, apresentou as oportunidades que o órgão oferece para financiar pequenos prestadores de serviços, como barraqueiros, transportadores turísticos, e outras atividades informais, que podem pleitear até R$ 10 mil.
O barraqueiro Wanderley Silva, 41 anos, casado e pai de cinco filhos conta que há sete anos movimenta sua barraca na praia e agora quer transformá-la em pizzaria, “melhorando o atendimento ao público e o ambiente de trabalho”, diz.
A coordenadora de Desenvolvimento e Operações Turísticas da Adtur, Kleiryane Aguiar, fez palestra sobre Empreendedorismo Turístico, destacando as atividades econômicas, esportes náuticos e pequenos negócios agregados ao setor do turismo, que podem ser implantados baseando-se na atratividade da região e ressaltou a pesca esportiva, campeonatos, balneários, hotéis e parques temáticos que podem surgir aproveitando a potencialidade hídrica e turística dos reservatórios de São Salvador e Peixe Angical, e as águas termais do município.
O prefeito de Paranã, Edson Lustosa, conduziu a equipe da Adtur para conhecer os atrativos naturais cachoeira do Engenho e Pico da Traíra, este na serra do Mucambo, a 1.039 metros acima do nível do mar, considerado o mais alto ponto do Tocantins. Uma parada obrigatória na cidade é o Atelier São Francisco, que industrializa vitrais artísticos, priorizando o tema religioso, mas também trabalhando peças de ornamentação com motivos brasileiros e de grande delicadeza. O prefeito quer diversificar a economia do município baseada na atividade agropecuária e na temporada de praias, em julho, e fortalecer o turismo através de roteiro dos atrativos, incluindo as festas religiosas tradicionais, como a do padroeiro São João Batista e a de São Sebastião, que atraem visitantes de Goiás e do Distrito Federal.
Governo do Tocantins apoia os prestadores de serviços turísticos
tocantins24horas.blogspot.com
0
Comentários