Estabelecer uma rotina é fundamental para qualidade do sono do bebê (rahego/ Creative Commons) |
Da Agência Brasil
Confira, a seguir, algumas dicas e conselhos para um sono tranquilo:
1) Atrasar a hora de colocar seu bebê para dormir para fazê-lo acordar mais tarde não funciona. A criança se baseia em seu relógio biológico e, quando a hora de dormir é ultrapassada, pode ficar até mais desperta e irritada!
2) Tente eliminar todas as fontes de luz que possam atrapalhar o sono de seu filho, mas não deixe a criança na escuridão total, pois ela pode ficar assustada. O ideal é usar uma luz noturna ou até deixar a luz do corredor entrar pela fresta da porta.
3) Se seu bebê mama no peito, faça da última mamada o início da rotina de dormir – ao invés de pegar no sono nos seus braços, seu filho vai para o berço depois de ouvir uma história ou após trocar a fralda.
4) Quando a hora de dormir estiver próxima, deixe a casa mais tranquila: diminua os ruídos da televisão e evite brincadeiras que estimulem o bebê.
5) Ler um livro com seu filho e fazer massagem nele antes de dormir são boas atividades para acalmá-lo e prepará-lo para a hora do sono.
Qualquer mudança no cotidiano do bebê pode deixá-lo inseguro – o que consequentemente influi na hora do sono. Se seu filho, que antes dormia bem, começar a apresentar dificuldades para dormir, pare para pensar o que pode estar causando esse comportamento. Situações novas tendem a deixar a criança insegura e prejudicar o sono.
Confira mais sobre o tema no folheto O Sono do Bebê, produzido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.