Segundo o IBGE há uma desconcentração regional no setor de serviços. Setor atacadista é destaque no Tocantins
Tocantins 24h

A  pesquisa Anual dos Serviços (PAS 2017) divulgada nesta quarta-feira, 28, pelo IBGE mostra desconcentração regional entre 2008 e 2017 na estrutura do setor. Tocantins subiu na receita bruta de serviços da região Norte.



Da Redação/Tocantins 24h

A pesquisa apenas comprovou uma tendência que já era esperada. Segundo a gerente de Análise e Disseminação do IBGE, Synthia Santana. “Você espera sempre desconcentração regional. As pessoas e as empresas estão sempre se deslocando em direção a estados e regiões onde os fatores de produção são mais favoráveis, mais baratos”.


De acordo com a sondagem do IBGE, o Sudeste brasileiro está desaquecendo, enquanto outras regiões estão ganhando dimensão.


Focando especificamente na região Norte tem no Amazonas e no Pará a concentração da receita bruta regional, da ordem de 36,3% e 37%, respectivamente. A participação do Amazonas caiu 3,6 pp em dez anos. A principal mudança estrutural foi o ganho de 2,4 pp de receita verificado no estado do Tocantins, no mesmo período. “O estado vem se destacando bastante no segmento de comércio atacadista, de centrais de distribuição, de logística. Isso também impulsiona toda a gama de atividades de serviços de apoio”, relatou Synthia. Em 2008, o Tocantins tinha participação de 5,3% na receita bruta de serviços da região e, em 2017, subiu para 7,7%.

Comentários

Deixe aqui sua opinião e comentários sobre essa matéria.

Postagem Anterior Próxima Postagem

POLÍCIA

meio ambiente