Sudeste tocantinense e suas maravilhosas belezas naturais
Tocantins 24h

As Serras Gerais circundam uma região com cavernas, desfiladeiros, cachoeiras e rios de águas cristalinas, oferecendo um ecoturismo em áreas preservadas, com aventura e segurança, e possibilitando também o turismo histórico e cultural, no qual o turista tem a chance de conhecer a trajetória do desenvolvimento das cidades, com uma culinária diversificada, variedade de festas religiosas e arquiteturas coloniais.


Da Redação/Tocantins 24h


Você encontra entre os municípios de Aurora e Taguatinga, sendo eles Almas, Aurora, Dianópolis, Natividade e Rio da Conceição. O período de viagem entre Palmas e Natividade, que é a primeira cidade da região das Serras Gerais, é de aproximadamente duas horas.

Canion Encantado  no município de Almas no Tocantins - Foto: Thiago Sá

Roteiros

Os roteiros oferecidos pelas agências de turismo para a região das Serras Gerais variam de três a dez dias, com diversas opções de passeios contemplando as piscinas naturais e cachoeiras em regiões de fauna e flora preservadas. O roteiro contempla também quem está à procura de aventura com as travessias de cachoeiras, trilhas ecológicas, stand up, caiaque e mirantes com vistas panorâmicas.

Gruta da Lua do Sabiá tem  tem mais de uma dezena de salões - Foto: Governo do Tocantins

Fernanda Castro, que é dona de uma agência de turismo que disponibiliza roteiros para as Serras Gerais, ressalta que são recomendáveis seis dias de itinerário para conhecer bem a região. “Os atrativos são bem conservados com biomas diferentes. Nos roteiros, o turista encontra em um momento o cerrado bem definido e, logo após, uma mata bem fechada e densa”, informou.
Rio Azuis é considerado como o menor rio do Brasil e da América Latina e o terceiro menor rio do mundo-Foto: Aldemar Ribeiro


Nos pacotes turísticos, a média de preço dos pacotes tem variação de R$ 380 a R$ 1.500, incluindo transporte, hospedagem e entrada nos atrativos, sendo possível também a contratação somente do guia. O turista que deseja realizar os passeios na região deve ir preparado para os diferentes biomas, com equipamentos de trilha, roupas e calçados confortáveis.

Cachoeira do Cavalo Queimado fica no município de Dianópolis -  Foto: Luciano Ribeiro

O pacote de três dias tem em seu roteiro travessias nas cachoeiras de Rio da Conceição, visita à Lagoa da Serra, onde é possível realizar stand up e o circuito Boia Cross. O de cinco dias conta com a programação de Rio da Conceição, como também com visita ao Rio Azuis e Cachoeira da Sombra, em Aurora do Tocantins. No município de Almas, o roteiro passa pelo Cânion Encantado com quatro quedas d’água simultâneas com mais de 70 metros de altura, com opções de trilha aquática e por terra; e no município de Dianópolis é possível visitar as trilhas no Vale Encantado e ver o pôr do sol na Fortaleza dos Guardiões.

De água transparentes, a Lagoa da Serra fica no município de Rio da Conceição no Tocantins - Foto:Tharson Lopes

No Facebook e Instagram é possível encontrar opções de hospedagem, agências e guias turísticos pesquisando por Serras Gerais do Tocantins. Os destinos mais procurados são o Rio Azuis, no município de Aurora, e a Lagoa da Serra, em Rio da Conceição, atrativos que são de fácil acesso e com atividades para todas as idades. É possível encontrar fotos dos destinos pesquisando pelas hashtags #serrasgeraistocantins e #visiteoTocantins.


Incentivo ao Turismo

A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) tem trabalhado na inclusão da região das Serras Gerais no Programa de Regionalização do Turismo, programa do Ministério do Turismo que tem o intuito de desenvolver o turismo nas regiões do Brasil, trabalhando de forma descentralizada para revelar e estruturar destinos turísticos mais qualificados e competitivos. Ações para que o desenvolvimento local e regional do turismo tenha produção de benefícios direcionados às comunidades locais.

Morro do fumo fica na Estação Ecológica da Serra Geral, em Rio da Conceição - Foto:Zé Paiva

A Adetuc tem auxiliado também no cadastro das agências de viagens, hotéis e guias da região no Cadastur (https://cadastur.turismo.gov.br), sistema do Ministério do Turismo que reúne os prestadores de serviços turísticos, trabalhando no desenvolvimento e supervisão dos serviços oferecidos em todo o Brasil. O cadastro tem como finalidade auxiliar no processo de planejamento de captação de recursos dos prestadores de serviços, garantindo também seus direitos trabalhistas. 

Descida de boia cross no Rio Manuel Alves no Tocantins - Foto: Tharson Lopes

Em incentivo ao turismo nas Serras Gerias, houve a parceria entre a Adetuc, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-TO)  e as prefeituras dos oito municípios próximos à região. Assim foi criado o Comitê Gestor do Desenvolvimento do Turismo Municipal, que viabilizou a formação de circuitos turísticos incluindo as cidades da região, pensando na sustentabilidade, possibilitando a inclusão de quem mora nos municípios.

Comentários

Deixe aqui sua opinião e comentários sobre essa matéria.

Postagem Anterior Próxima Postagem

POLÍCIA

meio ambiente