Foram mais de 100 alunas que se qualificaram e receberam o certificado de conclusão do curso de Corte e Costura, na tarde desta terça-feira, 20, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Taquaruçu. O curso de Corte e Costura iniciou em junho passado, dividido em sete modalidades com cargas horárias diferentes, foi ministrado pelos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Da Redação/Tocantins 24h
As alunas se dividiram nos segmentos de costureiro com 212 horas/aula, modelagem de roupas femininas, 40 horas, aperfeiçoamento e modelagem para uniformes, 40 horas, moda pet, 40 horas, costura e modelagem masculina, 40 horas, confecção de bolsas em tecidos, 40 horas, e confecção de saias alto padrão, 40 horas. Paralelamente foram realizadas oficinas, com duração de oito horas, de customização de bolsa, camiseta, jeans e de porta sacolas.
Foto: Edu Fortes |
A Secretaria de Desenvolvimento Social tem proporcionado diversos cursos distribuídos por todos os Cras da Capital, oportunidade para que homens e mulheres palmenses tenham oportunidade de começar uma nova carreira, a aluna Divina Maria Pinto destacou a importância das pessoas participarem desses cursos: “Gostei muito de tudo que aprendi, agora pretendo evoluir e ganhar dinheiro. É importante que outras pessoas façam o mesmo, que venham conhecer e aproveitar tudo que é oferecido para a população de Taquaruçu”, disse.
No caso deste curso no Cras Taquaruçu a coordenadora Neuza Ferreira da Silva Nascimento, explicou que as mulheres de todas as idades agora estão prontas para ingressar numa nova profissão. “Com essa conclusão de curso, o Cras traz para essas pessoas novas oportunidades, uma vez que se trata de um distrito turístico, que atrai muitos visitantes. Elas terão condições de confeccionar bons produtos e gerar, além de emprego e renda, mais dignidade para sua família”, concluiu.
Foto: Edu Fortes |
A secretária Valquíria Rezende não apenas oferece cursos variados, tem sempre a preocupação em direcionar para a atender a realidade local. No caso de Taquaruçu porque ser uma localidade turística, com potencial comercial imenso, mas que as pessoas têm certa dificuldade para se capacitar, foram direcionados cursos em modalidades distintas, “ para oferecer oportunidade de trabalhar no local, na parte de hotelaria, bem como também de empreender com aquilo que pode ser diferente, que pode dar um plus no cenário do turismo, e o ramo das confecções tem se mostrado aquele que abre um leque maior de oportunidades”, declarou Valquíria.
Empreendedorismo
Mas como não adianta apenas ensinar, ou qualificar, é necessário que ao completarem os cursos esses novos profissionais tenham oportunidade para começarem. Para isso participou da entrega de certificados a superintendente do Banco do Povo, Carmen Lúcia Bom, que garantiu que a entidade sempre apoia todos os tipos de empreendedorismo, lembrando que quando as pessoas se formam, normalmente, precisam de ajuda para iniciar um novo negócio.
PUBLICIDADE
Na palestra, Carmen Lúcia falou sobre o Banco do Povo e empreendedorismo, explicando o modo como o banco atua e de como as pessoas interessados podem recorrer a empréstimos. “De um modo geral, esse dinheiro é usado como capital de giro para todos os elementos que contribuam para seu negócio”, pontuou.
A dinâmica empreendida pela secretária Valquíria e sua equipe, num trabalho Social nunca antes sido feito em Palmas, quando se optava pelo assistencialismo, a secretária decidiu "ensinar a pescar", e desta forma transforma pessoas em cidadãos com dignidade e condições de desenvolverem suas próprias vidas, e assim, deixarem de ficar com o "pires na mão" em busca de políticos para ocuparem cargos público.
O final do evento contou ainda com um desfile de moda, realizado na área de lazer do Cras, com as peças confeccionadas durante o curso de Corte e costura e com apresentação musical do Projeto Veredas, com o professor Diego Britto. (Com informação da ASCOM)