Foto: Da Web |
Da Redação
O déficit primário é o valor gasto pelo Governo que excede o valor de sua arrecadação, sem levar em consideração a despesa realizada com o pagamento dos juros da dívida pública.
A situação fiscal do Tocantins é uma das piores do país. O Estado estourou o limite máximo da Lei de Responsabilidade Fiscal para despesas com pessoal.
O governador Marcelo Miranda terá que implementar um severo ajuste nas contas públicas, para poder reconduzir o Tocantins à normalidade fiscal. O que implica em adotar medidas impopulares, pois, ainda segundo Valor Econômico, para 2015, a meta é que o déficit seja de no máximo R$ 477,7 milhões.
“Procuraremos reencarrilhar o nosso estado nos trilhos do desenvolvimento, investindo na geração de emprego e renda, no incentivo ao agronegócio, agroindústria e outros setores produtivos”, disse Miranda.
Em outro discurso Miranda citou alguns programas sociais que vai tentar implementar, como o “SOS Saúde", "Polícia Mais Perto de Você”, Governo Mais Perto de Você" e o “Tolerância Zero” contra a criminalidade.
(Com informações do Portal Arnaldo Filho)