Deep Web, o lado obscuro da internet
Tocantins 24h
A internet é um território de milhões de informações, muitas visíveis e diariamente acessadas, e outras invisível. Esse lado obscuro da internet é que começaremos a desvendar. Você acredita mesmo que hackers, criminosos, piratas digitais e vendedores, entre vários outros tipos de pessoas que querem agir na surdina, não bolaram um jeito de esconder seus domínios virtuais de olhares curiosos? É a Deep Web. Se refere a todo aquele conteúdo que não pode ser indexado pelos sites de busca e, dessa forma, não está disponível diretamente para quem navega na internet.

Por Carlos Henrique Furtado

 
Outro dia zapeando na sky me deparei com uma reportagem sobre esse mundo obscuro da internet. Resolvi pesquisar. Me deparei com uma internet que tem seu lado mau como fóruns de canibais, “human dolls”, pedofilia e outras coisas que qualquer pessoa com um mínimo de bom senso não procuraria no Google comum. Mas também tem seu lado interessante, como download de séries, filmes, livros, manuais e outros tipos de informação raras. 


Lá se encontra o "mundo" dos hackers, porisso muito cuidado se for entrar nessa aventura, ao baixar qualquer arquivo. Na verdade, a Deep Web é apenas uma forma mais avançada de procurar coisas, e se você não é uma pessoa perturbada normalmente, não vai achar nada de perturbador lá.


São milhares de sites e páginas de conteúdo, mas que você jamais conseguirá acessar nas páginas dos buscadores, um conteúdo secreto e invisível que sempre esteve ali, mas que dificilmente um dia será visualizado por você. Esse verdadeiro mundo de informações talvez nunca seja lido por quem realmente poderia aproveitar a informação.

Alguns cuidados

 
Antes de se aventurar nesse mundo invisível lembre-se:  Se você está usando um navegador criptografado e procurando coisas que não devia, que foram feitas para ser escondidas, qual você acha que é a chance de um hacker ter deixado seus “cãos de guarda”, os vírus, protegendo suas terras? Altíssima, é claro, mas, mais uma vez, se você não for atrás de conteúdo impróprio, não preencher cadastros duvidosos e não fizer downloads sem se certificar de que a fonte é confiável, a probabilidade de infectar seu PC é baixa, apesar de maior do que na rede comum. E, como dissemos, a Deep Web tem todo tipo de hacker, mas a maior parte dos navegantes são pessoas comuns, apenas curiosas, como eu e você.


Não tem uma linguagem oficial, ou seja, sem tradutor, as páginas estarão em sua linguagem de origem. Se você não é tão bom de inglês, alemão, arábe, etc...deixe aberta uma janela com um tradutor, já que para acessar a Deeo Web é necessário baixar um programa camado TOR, existem outros, mas esse é o mais "popular".


Eu baixei e dei um "passeio". Um detalhe é que através desse browser (TOR), você navega invisível, ou seja, sem deixar rastro.


Quantidade  e  qualidade?


Você deve ter ficado curioso e está se perguntando: afinal, que tipo de informação existe na internet invisível? A resposta é: de todo tipo. Entre os sites não indexados você pode encontrar desde blogs pessoais – os mais comuns, diga-se de passagem – até assuntos polêmicos em que os autores preferem não se identificar de forma alguma.

Pense na infinidade de contos, poesias, desenhos e até mesmo obras inteiras inéditas que você poderia ler caso conseguisse acessar essas páginas ocultas. Embora seja possível afirmar que exista muito conteúdo de qualidade, há também um grande perigo, uma vez que a navegação anônima em sites ocultos pode liberar conteúdos ilegais bastante maléficos.

Infelizmente, não é apenas conteúdo inédito ou de qualidade que pode ser encontrado na internet invisível. Em meio a conteúdos ocultos, é possível encontrar também uma série de páginas que podem ser acessadas somente de forma anônima, sob o risco de o internauta cometer uma série de crimes e contravenções.

Há páginas com informações sobre compra e venda de drogas, uso de entorpecentes, venda de produtos roubados e contrabandeados e fotos eróticas proibidas, entre outras coisas que certamente você não vai ter interesse em ver. Essa rede se tornado um prato-cheio  para hackers, crackers e grupos mal-intencionados.

Desde 2001, a deep web recebe atenção especial por parte de órgãos investigadores em busca de pistas de crimes virtuais. Assim como a grande rede aberta, o lado oculto da internet também revela segredos nocivos que, se mal-utilizados, podem trazer sérios problemas para todos os envolvidos.

Atenção: acessar conteúdo disponível na deep web, em alguns casos, pode ser uma experiência perigosa e bastante desagradável. Informações que rapidamente seriam banidas na rede aberta circulam livremente na web invisível, como mercado negro de produtos roubados e contrabandeados, conteúdo erótico ilegal e tráfico de drogas. O Tocantins 24 horas não recomenda, em hipótese alguma, o acesso a qualquer conteúdo do gênero.


(Com informações do Techmundo e Fatos Desconhecidos)

Comentários

Deixe aqui sua opinião e comentários sobre essa matéria.

Postagem Anterior Próxima Postagem

POLÍCIA

meio ambiente