Tiago Andrino Foto: Carlos Furtado |
Por Carlos Henrique Furtado
Andrino fez um discurso voltado para a juventude, e lembra que foi "forjado na luta da junventude". Discorre sobre grandes nomes da História que tiveram participação importante em mudanças no Brasil e no mundo. Começou por Jesus, que "aos 33 anos deu a vida pela Humanidade". Dai passou por Dom Pedro II, Zumbi dos Palmares...
Comitê de Tiago Andrino em Taquaralto. Foto: Carlos Furtado |
Ao encerrar falou de seu objetivo: "O sonho de minha vida é ser deputado federal, e está nas mãos de vocês". E finalizou dizendo que quando for eleito, "vou fazer greve de fome, se preciso, para termos uma reforma política e Pacto federativo".
Enquanto não começava os discursos um telão ao fundo do palco, passava clipes da campanha de Andrino e mensagens do prefeito Amastha, falando das qualidades de seu candidato a federal.
Os locutores anunciaram o nome de várias lideranças e prefeitos, que estavam no local em apoio a Andrino. Mas se estavam presentes ficaram misturados ao público.
Alguns candidatos a deputados estaduais utilizaram o microfone para declarar apoio a Tiago, e pedrirem votos. Vale destacar o discurso do vereador Lúcio Campelo, que em dois momentos utilizou frases que, no mínimo, nos fazem parar pare refletir. Olhando para o prefeito Amastha o vereador disse: "Eu te faço oposição, te cobro, porque quero que voc~e seja o melhor prefeito de Palmas". Já finalizando o discurso, Campelo vira-se para o governador Sandoval e dispara: "Irmão, não baixe a cabeça. Acredite em Deus".
Ângelo Agnolin Foto: Carlos Furtado |
Eduardo Gomes
O candidato a senador Eduardo Gomes, destacou em seu discurso as qualidades de Sandoval, e fez críticas a Marcelo Miranda: "A Experiência Traz a Jurisprudência", trocadilho com o slogan da campanha adversária. E finalizou pedindo para o leitor escolher. "Se nós queremos em primeiro de janeiro um governador que vai responder aos tribunais, ou um governador que vai trabalhar".
Amastha
O prefeito de Palmas começou seu discurso criticando ex-governadores. "Por incompetência, ou por brigas políticas, nos últimos 10 anos o governo não fez uma obra em Palmas". A partir dai falou das obras que estão sendo realizadas em Palmas em parceira com o Governo do Estado.
Mas uma frase oou etranho aos ouvidos do público presente, talvez por seu jeito ainda enviesado de falar o português. " Ninguém aqui pode falar mal da política, porque todos aqui dependem dos políticos". Acredito que queria dizer "política".
Sobre Sandoval, o prefeito Amastha disse: "A única oxigenação na política nos últimos 20 anos, foi a aposentadoria de Siqueira Campos. E deu oportunidade de Sandoval ficar quatro anos".
E encerrou criticando os adversários: "Chega de família comandando o Estado. É mãe, filho, e filho na política. É marido e mulher. Chega!".
Sandoval
Sandoval Cardoso. Foto: Carlos Furtado |
Também fez críticas aos adversários. "Eu não fui eleito no palanque de Siqueira. Ao contrário de outros que teve sua carreira política na barra da calça de Siqueira Campos". E finalizou dizendo que vai fazer desse Estado "um canteiro permanente de obras".
Eduardo Siqueira Campos
Foto: Carlos Furtado |