Romaria do Senhor do Bonfim terá ação de educação ambiental
Tocantins 24h
Foto: Fernando Alves / Semades
A tradicional Romaria do Senhor do Bonfim receberá uma atenção especial em 2014 para a questão dos resíduos sólidos. O festejo, que ocorre há cerca de 200 anos no Povoado do Bonfim (23 quilômetros de Natividade-TO), recebe milhares de religiosos e turistas de várias cidades do Brasil. A maioria deles se aloja no Povoado, que ainda não tem infraestrutura suficiente para atender tamanha movimentação. É intenso o comércio de alimentos e diversos produtos, o que naturalmente produz lixo em grande quantidade.

Da Redação

Com o objetivo de amenizar o problema, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), em parceria com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), vai desenvolver uma ação de educação ambiental denominada Bonfim Mais Limpo. A ação foi planejada a partir de visitas ao local e com base em informações repassadas pelo organizador do evento, padre Joatan. Ele já trabalha na Romaria há mais de 30 anos e reconhece que o lixo é uma questão séria a ser enfrentada. Não há lixeiras suficientes no local e os resíduos se espalham por todos os lados.

Através da ação Bonfim Mais Limpo, o Povoado vai contar com o apoio de 76 lixeiras (200 litros), 15 agentes de limpeza e um caminhão para transportar os resíduos até um local apropriado. Além disso, será feita a separação do material reciclável. Paralelamente, uma equipe formada por 10 agentes ambientais atuarão durante toda a Romaria, dos dias 12 a 18 de agosto, com o objetivo de estimular a consciência ambiental dos romeiros e dos turistas.

Reunião com comerciantes

Nesta quarta-feira (23) foi realizada uma reunião no Povoado do Bonfim com parte dos comerciantes que vão atuar na Romaria. Representantes da Semades e do Naturatins estiveram no local para iniciar um trabalho de sensibilização e mobilização dos comerciantes, que vão atuar como multiplicadores das ideias propostas pelo Bonfim Mais Limpo.

O padre Joatan, organizador da Romaria e administrador do Santuário do Senhor do Bonfim reiterou que as parcerias são muito importantes para o evento, que é um dos principais destinos do turismo religioso no Tocantins. “O trabalho de vocês (Semades) é um caminho para que o Bonfim se torne o que esperamos”, disse.

Comentários

Deixe aqui sua opinião e comentários sobre essa matéria.

Postagem Anterior Próxima Postagem

POLÍCIA

meio ambiente