Da Redação
É o que promete o Prêmio Curta Histórias, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do MEC, em parceria com a Fundação Vale, a Fundação Telefônica, a Unesco e a Fundação Palmares. As inscrições estão abertas até 29 de abril.
O tema desta edição são as personalidades negras. Os estudantes podem participar em quatro categorias: ensino fundamental – anos iniciais; ensino fundamental – anos finais; ensino médio; educação de jovens e adultos.
Os estudantes interessados podem consultar as dicas de produção, elaboradas pela TV Escola do MEC e disponíveis na página do prêmio na internet, onde encontrarão também o regulamento e relação dos prêmios.
O objetivo do concurso é valorizar a educação para as relações étnico-raciais e incentivar novos talentos, além de promover o estímulo ao desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo.
Os vencedores serão anunciados na página do Curta Histórias na internet. A cerimônia de premiação ocorrerá na sede do Ministério da Educação, em Brasília, no dia 28 de maio.
O que é
Curta Histórias é uma premiação voltada aos alunos matriculados na Educação Básica da rede pública de ensino de todo o país. Em sua segunda edição, o prêmio tem como tema Personalidades Negras.
Esta iniciativa visa incentivar novos talentos e estimular o desenvolvimento das atividades pedagógicas e audiovisuais de cunho cultural e educativo em escolas públicas brasileiras.
Desta forma, valoriza a Educação para as Relações Étnico-Raciais a partir do proposto pela Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Básica. Vale ressaltar que em 2014 o Parecer CNE/CP 003/2004 completa dez anos. Neste estão estabelecidas as Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Assim, é importante que todas as escolas conheçam estas diretrizes para que avancemos no sentido de termos uma sociedade sem racismo e com mais equidade.
Como participar
Cada escola poderá inscrever apenas um vídeo em cada categoria, produzido por uma equipe formada por um professor ou educador responsável e até cinco alunos. As categorias são:
Ensino Fundamental – anos iniciais
Ensino Fundamental – anos finais
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Os vídeos devem ter, no máximo, um minuto de duração, sem contar os créditos. As imagens podem ser captadas por meio de aparelhos de telefone celular ou câmeras domésticas.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 25 de março até 25 de abril de 2014.
Premiação
O prêmio Curta Histórias terá cinco finalistas em cada categoria, entre esses, dois serão vencedores: um escolhido pelo Júri Popular e outro pela Comissão Julgadora Final.
As equipes vencedoras serão premiadas da seguinte forma:
alunos: um smartphone para cada participante da equipe;
professor: um smartphone e uma câmera digital semiprofissional;
escola: um data show, um dvd, uma câmera fotográfica semiprofissional e uma cinemateca.
Os vencedores serão anunciados no sítio do Prêmio e deverão comparecer à Cerimônia de Premiação que ocorrerá no Ministério da Educação em data a ser divulgada.
Datas importantes
No quadro abaixo, estão as principais datas do calendário de atividades do prêmio Curta Histórias 2014.
21/03 Lançamento com evento transmitido por webconferência
25/03 – 25/04 Inscrições
26/04 – 01/05 Avaliações
03/05 – 10/05 Júri Popular e Comissão de Julgadora Final
28/05- Premiação em Brasília