Grupo Ser Tão Teatro se apresentará em Gurupi e no Canto das Artes, em Taquaruçu
Tocantins 24h
No dia 10 de janeiro o Grupo Ser Tão Teatro se apresentará em Gurupi, no Centro Cultural Mauro Cunha, e nos dias 13 e 14 a apresentação ocorrerá no Canto das Artes, em Taquaruçu. 
Da Redação

Ao longo de 36 dias, uma equipe de 13 pessoas, cenário, equipamentos de luz, som e adereços (que pesam cerca de uma tonelada) percorrem os dez mil km de ‘Flor No Norte’ de avião, ônibus, caminhão e barco para levar a magia do teatro de rua para as praças das onze cidades. Além das apresentações, são ofertadas oficinas nas quatro capitais do roteiro: Palmas (TO), Macapá (AP), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Nas oficinas, o grupo apresenta processos criativos para o ator com base no teatro popular e nas tradições dos folguedos e danças populares brasileiras, como o Coco de Roda, o Cavalo Marinho e a Capoeira de Angola. “Com a turnê, o Ser Tão Teatro realiza um sonho antigo: levar o nosso trabalho e vivenciar o intercâmbio com o povo e os artistas dessa região tão mágica do nosso país”, comemora Streva. 

Entre 10 de janeiro e 13 de fevereiro, o coletivo teatral paraibano Ser tão Teatro circula nos sete estados da Região Norte, percorrendo dez mil quilômetros para apresentar o espetáculo “Flor de Macambira” em onze cidades da região: Gurupi (TO), Palmas (TO), Castanhal(PA), Macapá(AP), Mazagão (AP), Cantá (RR), Manacapuru (AM), Plácido de Castro (AC), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Candeias do Jamari (RO). Contada na levada do bumba meu boi e do cavalo marinho, entremeada por personagens da cultura popular brasileira, com comicidade e trilha original executada ao vivo, a peça é encenada nas ruas e praças públicas, gratuitamente para o público de todas as idades. “Flor...” conta a história de Catirina, a mais bela flor da Fazenda Macambira, que sucumbe aos vícios e tentações mundanas e, para resgatar seu amor, Mateus, mergulha nas profundezas de sua alma. O texto é de Rosyane Trotta e do Ser Tão Teatro; e a direção é da carioca Christina Streva. 

O Espetáculo

“Flor No Norte foi planejada para permitir ao grupo, além de apresentar o espetáculo e realizar quatro oficinas para as comunidades locais, utilizar a ocasião também como um período de pesquisa, laboratório e coleta de dados sobre as tradições ameríndias do norte do país”, fala Streva. Durante a viagem, atores, direção e dramaturgista irão colher depoimentos de moradores das comunidades visitadas procurando compreender como se dá a relação daquelas comunidades com seu passado e a ancestralidade do seu povo. 

O Grupo

O Ser Tão Teatro é um grupo de pesquisa formado em 2007 na cidade de João Pessoa a partir da reunião de alunos e profissionais das artes cênicas do Departamento de Teatro da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Tem como missão difundir uma linguagem teatral de grande vibração energética buscando renovação artística a cada experiência, a fim de promover o acesso à arte e à cultura. O grupo vem se destacando no cenário nacional e regional com uma trajetória de sucesso e uma pesquisa especialmente voltada para as áreas da comicidade e do trabalho do ator, utilizando como matrizes para a construção da cena referenciais do teatro popular. As investigações visam a valorização da dramaturgia nacional adaptada e relida para a realidade atual; o teatro como palco para o debate de ideias através da abordagem de questões pertinentes ao contexto histórico, político e social, e a busca por uma interpretação que dialogue com as manifestações populares. 

Saiba mais sobre o Grupo no site: http://www.sertaoteatro.com.br

Comentários

Deixe aqui sua opinião e comentários sobre essa matéria.

Postagem Anterior Próxima Postagem

POLÍCIA

meio ambiente