Mais lembrado no inverno em função de seu chá revigorante, o gengibre deve fazer parte da sua vida em todas as estações do ano. Quente e estimulante, ele acelera o metabolismo, ativa a circulação e ainda auxilia no combate às células do envelhecimento. Conheça a seguir mais benefícios desse alimento, que deve ser incorporado na alimentação diariamente e é mais poderoso do que você imagina.
Da Redação
Quando nossas avós nos pediam para tomar chá de gengibre a fim de curar os sintomas da gripe, elas estavam certas. Natural da Indonésia, da Índia e da China e cultivada no Oriente há milhares de anos, essa erva funciona como aliada no alívio de diversos males físicos e psíquicos, tendo registro de sua utilização desde a Idade Média.
Funcional por suas substâncias bioativas, que trabalham a imunidade do organismo, esse rizoma nasce embaixo da terra e se desenvolve em ramificações horizontais, que o transformam em um alimento único e cheio de virtudes. Além disso, auxilia na cura do mal do século - a depressão -, pois seus extratos ativam a circulação, dão ânimo e estimulam a expressão e a alegria. Com tantos benefícios, ele se tornou um componente indispensável na manutenção de uma vida saudável e feliz.
O PODER DE CURA
Rico em vitamina B6, potássio, cobre e magnésio, o gengibre protagoniza muitas ações benéficas. De acordo com a nutricionista Roseli Ueno, de São Paulo, o ideal é consumir uma colher de sopa por dia desse alimento que é termogênico e, por isso, acelera o metabolismo, ajudando na digestão e no emagrecimento. Ele ainda é afrodisíaco, um anti-inflamatório natural e antioxidante dos bons, evitando a liberação de radicais livres e o envelhecimento precoce das células. Contra febre e dor de garganta, um chá de gengibre, expectorante e descongestionante, faz maravilhas.
Caramelize um gengibre fatiado (sem casca) com duas colheres de sobremesa de açúcar, depois acrescente três copos de água e ferva tudo junto. Se quiser, adicione hortelã e canela à mistura!
Outra boa sugestão - esta para gestantes e pessoas que costumam enjoar durante viagens - é mastigá-lo cru. Bastam alguns minutos e o bem-estar está de volta.
Pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, concluíram que a substância gingerol, presente no alimento, pode retardar o crescimento de tumores no intestino. Seu consumo só não é indicado para mulheres com menos de três meses de gravidez e para quem é hipertenso ou tem problemas estomacais, como gastrite e úlcera.
EXPLOSÃO DE SABOR
Um dos alimentos mais versáteis na cozinha, o gengibre pode ser ingerido em sucos, chás, saladas, sopas e molhos - além do tradicional acompanhamento para o sushi. O sabor ardido e levemente doce dá um toque especial e marcante onde é acrescentado. O recomendável é consumi-lo sem a casca, já que a parte interna é mais macia e fácil de ser cortada ou ralada.
Para começar bem o dia, experimente fazer um suco de ânimo, com uma beterraba pequena, uma maçã com casca e uma cenoura - todas batidas com uma colher de chá de gengibre ralado.
E que tal preparar batatas-doces assadas magníficas? Refogue um pouco de manteiga, cominho e gengibre ralado. Adicione três batatas-doces em pedaços grandes e uma laranja cortada em quatro, regue tudo com duas colheres de sopa de mel e leve ao forno por 40 minutos. O aroma toma conta do ambiente e o gosto fica delicioso.
Molhos também trazem um quê delicado ao prato. Experimente aquecer azeite numa panela e refogá-lo com gengibre picado. Junte manjericão, refogue e misture molho de tomate, tomates picados e cogumelos. Tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva com um penne ou com a massa de sua preferência. Quem provar vai sentir a diferença no paladar.