"A humanização no atendimento empondera as pessoas na qualificação de cidadão", Valquíria Rezende
Tocantins 24h


Na cerimônia realizada nesta segunda-feira, 09, na entrega de equipamentos eletrônicos no Cras do Morada do Sol 2, a secretária de Desenvolvimento Social, Valquíria Rezende, destacou seu trabalho à frente da secretaria e a dinâmica de sua administração no atendimento à comunidade.


Por Carlos Furtado/Tocantins 24h


Após  a cerimônia de entrega de computadores, scanners, telefones sem fio, microfones, câmera fotográfica e notebooks, que servirão para aparelhar os Cras, e no caso o CEU - Centro de Artes e Esportes Unificado, que é referência para todo o Tocantins por trabalhar com integração de políticas humanizadas voltadas para a comunidade, Valquíria encontrou um tempo em sua atribulada agenda e conversou com o Tocantins 24h.


A secretária falou sobre o evento que acabara de realizar. "Entregamos hoje equipamentos para todos os CRAs que vão fazer a diferença na qualidade de atendimento das pessoas que vão à procura desses locais".


Ressaltou as dificuldades em sua pasta. "Há quase 30 anos todos nós viemos para o Tocantins para formar um Estado novo. Formamos uma Capital linda, eficiente, com qualidade de vida, mas ainda falta a humanização dos processos dentro da nossa Capital. Significa que falta uma qualidade no atendimento à Saúde, uma qualidade no atendimento à Assistência Social, que aliás vem num processo muito difícil de lidar com o fechamento de alguns equipamentos, com número reduzido de servidores, e com uma dificuldade muito grande em relação aos recursos do Governo Federal em prol dos equipamentos que existem", destacou Valquíria.
A entrega dos equipamentos foi realizada no Cine Teatro do CEU no Morada do Sol 2. (FOTO: Carlos Furtado)


A secretária que já milita na vida pública e política há muitos anos, estava em um merecido descanso e  pensava  em retornar a administração pública, desde que tivesse a oportunidade de realizar, de colocar em prática sua visão de como deve ser o relacionamento com a comunidade, e que o processo seja humanizado. Mas essas "férias" foram interrompidas quando Cínthia Ribeiro tomou posse e a procurou para integrar a equipe.


"Ela  me convenceu a retornar diante de um grande processo que ela quer de inovação para a cidade de Palmas. A Cínthia traz com ela o significado da possibilidade de uma nova política, é uma mulher jovem, administradora, com um potencial imenso porque tem uma experiência política muito concreta,  mais do que isso, ela tem um perfil de administradora. E pretende implementar um grande processo de inovação para a cidade de Palmas", explicou a secretária.


Esse projeto de inovação que a prefeita pretende imprimir na Capital "ainda vai levar algum tempo". Mas para Valquíria a "coeficiência no planejamento estratégico", dará aos palmenses realizações a curto, médio e longo prazo.
Representantes dos Cras e crianças do bairro compareceram à cerimônia, e após o evento puderam assistir a um filme de animação. (FOTO: Carlos Furtado)


E "coeficiência no planejamento" quer dizer a interligação entre as secretarias, "a importância da Fundação Cultural, a Fundação de Esportes, Fundação da Juventude. Essas políticas públicas são todas vinculadas, são articuladas, e mais do que isso, são co-irmãs, atendem todas o mesmo público. Não adianta termos um monte de gente fazendo  o mesmo trabalho", falou a secretária.


E deu exemplo dessa união intersecretarias. "Especialmente aqui no CEU, temos uma alegria muito grande em contar com a parceria com a Fundação Cultural. Uma programação oficial cultural, e contar com a Secretaria de Esportes também. Essa união toda traz como resultado a articulação comunitária, a comunidade se encontra, conversa, sabe o que pode exigir e cobrar do poder público. Isso é importante pra nós. Queremos que as pessoas se emponderem na qualificação de cidadão. Porque quanto mais empoderada ela estiver melhor o serviço vai ser".


Foi corrente em toda entrevista as palavras "atendimento humanizado". Mas do que uma preocupação da secretária, parece ser uma obsessão na busca do respeito às comunidades mais carentes. "O nosso cuidado com a prestação de serviços à comunidade é entender que quanto mais carente a comunidade é mais de excelência tem que ser os equipamentos  e o atendimento. Precisamos nivelar as oportunidades de nossas criança terem acesso a vagas nas universidades e desenvolvimento profissional. E é  a partir da qualidade de atendimento que elas tem desde a infância".


E esse respeito às pessoas, esse jeito de perceber a importância da gestão pública na vida delas, para Valquíria  significa  "fazer o melhor que existe , mas não apenas o melhor em qualidade de equipamentos, mas sim qualidade nas relações entre as pessoas".

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