Por Carlos Henrique Furtado
O STF - Supremo Tribunal Federal deverá confirmar proibição de doações de pessoas jurídicas nas eleições, a partir das próximas eleições.
O tesoureiro do PSDB, José Gregori, diz não está previsto nenhum tipo de estrutura para incentivar doações de pessoas físicas.
No Brasil o eleitor não tem a cultura de fazer doações a candidatos. Em 2010 Marina Silva, candidata a presidente pelo PV, arrecadou R$ 170 mil.
Já o PT está preparando uma grande camapanha de comunicação para doações de pessoas físicas. O PT é favor do financiamento público para campanhas eleitorais. E vai utilizar essa proposta de reforma política para incentivar as doações.
Para o marqueteiro Duda Mendonça, que no Tocantins está fazendo a campanha governista, a solução para o alto custo das capanhas eleitorais é acabar com o hrário eleitoral na TV. Duda sugere que seja substituído por debates temáticos, onde se discutiriam propostas e soluções para problemas de interesse da população.
Para o marqueteiro, a vantagem é que "no debate o candidato só precisa de um paletó e, se não tiver, pode pegar emprestado". Outra vantagem segundo ele: "Com debates a influência do marqueteiro é bem menor. O candidato teria que conhecer de fato os temas, já que ninguém transforma um apessoa que não sabe nada em expert em três meses".
O certo que o eleitor brasileiro não acredita nos políticos. Dificilmente essa cultura de doação dos eleitores conseguirá êxito no Brasil. Na verdade, a grande maioria dos eleitores esperam é faturar algum dinheiro nessa época eleitoral, seja trabalhando como cabo eleitoral, e, infelizmente, muitos ainda vendendo o voto. E conto com isso com os próprios políticos que não tendo propostas se "apoiam" na compra de votos para garantirem sua eleição, ou reeleição.
( com informações do Estadão)